As VITAMINAS são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. Não podem ser digeridas pelo ser humano, exceto em quantidades não suficientes. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose. Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes.
As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade. Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos. São as vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C. Essas não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela urina. Por isso se necessita de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas.
Apesar de precisarem ser consumidas em pequenas quantidades, se houver deficiência de algumas vitaminas, estas podem provocar doenças específicas, como: beribéri, escorbuto, raquitismo e xeroftalmia.
Muitas substâncias já foram consideradas essenciais aos seres humanos, mas com o tempo descobriu-se que não eram, embora possam ter mantido o nome “vitamina”. As vitaminas atualmente consideradas essenciais aos humanos são as seguintes:
Hidrossolúveis
– Tiamina (vitamina B1)
– Riboflavina (vitamina B2)
– Ácido pantotênico (vitamina B5)
– Piridoxina, piridoxamina e piridoxal (Vitamina B6)
– Ácido fólico
– Cobalamina (vitamina B12)
– Ácido ascórbico (vitamina C)
– Biotina (vitamina Bh)
– Niacina (vitamina PP)
Lipossolúveis
– Vitamina A
– Vitamina D
– Vitamina E
– Vitamina K
Dose Diária Recomendada (segundo o Food and Drug Administration – FDA)
Devido ao importante papel no metabolismo como um todo, é necessário que recebamos uma quota mínima de vitaminas diariamente. De acordo com o FDA, os valores diários recomendados para uma pessoa adulta são:
– Vitamina A:5000 IU
– Vitamina C (Ácido Ascórbico):60 mg
– Vitamina D:400 IU (10 mcg)
– Vitamina E:30 IU (20 mg)
– Vitamina K :80 mcg
– Vitamina B1 (Tiamina): 1.5 mg
– Vitamina B2 (Riboflavina): 1.7 mg
– Niacina: 20 mg
– Vitamina B6 (Piridoxina): 2 mg
– Folato: 400 mcg (0.4 mg)
– Vitamina B12 (Cianocobalamina): 6 mcg
– Biotina: 300 mcg
– Vitamina B5 (Ácido Pantotenico): 10 mg
Especialistas em Nutrição e Medicina concluiram que a suplementação de vitaminas e sais minerais em quantidades balanceadas pode evitar carências nutricionais e ainda mais: prevenir doenças crônicas como o câncer.
O segredo está na utilização de doses balanceadas para proteger sua saúde. Agende uma consulta médica para diagnosticar desequilíbrios de vitaminas que podem estar prejudicando sua qualidade de vida.