O desenvolvimento da massa muscular ( massa magra) de qualquer pessoa ocorre por fatores genéticos e principalmente por fatores hormonais, além do treinamento específico para o desenvolvimento da mesma. Por estes motivos o percentual de gordura e massa muscular tem variações individuais únicas.
Um bom exemplo de fator hormonal é o nível de testosterona encontrado em nosso organismo. Este hormônio produzido pelo nosso organismo é um dos principais hormônios ligados ao ganho de massa muscular e também a diminuição da gordura corporal. A Testosterona é encontra em maior quantidade no sexo masculino (isto explica o fato de que a maior parte das mulheres possuem uma massa muscular menor e um maior nível de gordura quando comparada com o sexo masculino). Entre outras características, a testosterona estimula o metabolismo e sua falta pode causar perda de força, cansaço, indisposição e perda do desejo sexual.
A massa muscular também depende de outros hormônios como por exemplo o GH, conhecido como hormônio do crescimento, que também é produzido pelo organismo humano. Durante nossa infância e adolescência produzimos grande quantidade em nosso organismo. Em estudos clínicos realizados, foi identificado que adultos que tiveram deficiência de GH em sua infância e adolescência apresentam envelhecimento precoce, fraqueza muscular e tendência à obesidade abdominal. Desta maneira foram desenvolvidos métodos para identificar a deficiência do GH em pacientes, podendo ser revertido essa situação, mesmo depois que já se passaram os picos mais altos de GH na vida de uma pessoa.
Principais Motivos para se ter um acompanhamento Médico para Ganho de Massa:
Vamos começar com o principal e mais perigoso: Uso abusivo e indiscriminado de hormônios para ganho muscular ou melhora do desempenho atlético.
A utilização de hormônios indiscriminadamente pode causar sérios danos à saúde, sendo que alguns destes podem ser irreversíveis. Somente para listar alguns, podemos mencionar sobrecarga das funções hepáticas, problemas de próstata, manchas na pele, ginecomastia, entre outros. Sendo assim, somente após exames médicos é possível identificar a deficiência ou não de hormônios e diagnosticar a necessidade ou não dos mesmos, nas dosagens certas.
O uso de qualquer suplementação ou medicação que aumente a performance atlética ou ganho de massa, deve ser prescrita e orientada conforme a necessidade individual, e somente um médico pode garantir que o uso seja seguro.
Nunca tome ou utilize nenhum tipo de suplemento para ganho de massa sem consultar um médico. Sempre faça exames médicos para identificar as deficiências de seu organismo. Somente após a avaliação de exames é possível identificar as necessidades de cada organismo, assegurando sua saúde, garantindo uma excelente performance atlética e ganhos musculares expressivos.
Com a combinação certa, exercícios e acompanhamento de um médico os resultados de ganho de massa magra serão mais ágeis e eficientes.