Artigos Gerais

Saiba identificar o Hipertiroidismo

O Hipertiroidismo é uma doença da glândula tireóide, na qual a glândula produz em excesso os hormônios tireoidianos: tetraiodotironina(T4), triiodotironina (T3) ou ambos. O excesso destes hormônios em circulação faz com que o organismo encontre-se com oferta excessiva destes. O hormônio tireóide é importante a nível celular, afetando praticamente todo tipo de tecido no corpo humano.

Em excesso, ele tanto estimula em excesso o metabolismo quanto exacerba os efeitos do sistema nervoso simpático, causando aceleração de vários sistemas corporais e sintomas que se parecem como uma sobredose de epinefrina (adrenalina). Podem ocorrer uma variedade de manifestações clínicas como taquicardia, perda de peso, nervosismo e tremores.

Em casos extremos de uma crise de superfunção ameaçadora da vida fala-se de uma “crise tireotóxica” (sinônimo para tireotoxicose). O contrário do hipertireoidismo, a falta de hormônios tireoidianos, é conhecido como hipotireoidismo.

Os primeiros sinais que podem alertar que talvez você esteja sofrendo de Hipertiroidismo são:

• Nervosismo
  • Hiperatividade
  • Irritabilidade aumentada
  • A glândula pode estar aumentada e ser palpável
  • Taquicardia
  • Depressão

Os sintomas do hipertiroidismo são:

• Sudorese
  • Intolerância ao calor
  • Diarréia

Caso seu organismo possua alguns dos sintomas acima mencionados ou você apresenta um ou mais sinais relacionados acima, procure um médico para diagnosticar e tratar este mal.